sábado, 11 de julho de 2015

Aula 11 - Jesus Cristo - Verdadeiro Deus e Verdadeiro Homem (Resumo)

Crisma da Paróquia de Nossa Senhora da Guia


Lembre-se
JESUS CRISTO: VERDADEIRO DEUS E VERDADEIRO HOMEM


·  Deus criou o ser humano à sua imagem, criou-o à imagem de Deus.



· Ele é a imagem de Deus invisível, o primogênito de toda a criatura. Por Ele e para Ele tudo foi criado.



·  Ele permaneceu o que era e assumiu o que não era.



· Jesus é único não apenas porque nos mostra a verdadeira essência de Deus, mas também porque é o verdadeiro ideal do ser humano.


« O Verbo se fez carne e habitou entre nós ».

Deus não fica assistindo à forma sucessiva como o ser humano se destrói a si mesmo e ao seu ambiente, através da reação em cadeia do pecado. Ele envia-nos Jesus Cristo, o Salvador e Redentor, que nos arranca do poder do pecado. A consequência do pecado é a morte. Mas a consequência do pecado é também a maravilhosa solidariedade de Deus, que nos envia Jesus como amigo e salvador. Por isso, o pecado original é também feliz culpa.


Jesus foi mais que um ser humano ideal. Até os pretensos seres humanos ideais são pecadores. Por isso, nenhum ser humano pode ser a medida do ser humano. Jesus, por sua vez, não cometeu pecado. Só com Jesus Cristo, “em tudo igual a nós, exceto no pecado” compreendemos o que significa “ser humano” e o que faz a humanidade ser, no mais autêntico sentido da expressão, infinitamente digna de amor. Jesus, o Filho de Deus, é o ser humano verdadeiro por excelência. Nele reconhecemos o que Deus pretende de nós.


Quando Jesus se declara como “Filho Unigênito de Deus”, fica expresso que, em toda a humanidade, apenas Jesus é mais que um ser humano. E pela ressurreição, torna-se evidente que Jesus Cristo é realmente o Filho de Deus.


O ser integral de Jesus implica que Ele possuía uma alma (psique) e que se desenvolvia “psiquicamente”. Nesta alma habitava a sua identidade humana e a sua especial autoconsciência. Jesus sabia de sua unidade com o Pai celeste no Espírito Santo, pelo qual se deixava guiar em todas as situações da vida.


Deus, através da Encarnação, deu à vida humana aquela dimensão, que intentava dar ao homem já desde o seu primeiro início e deu-a de maneira definitiva. Com este ato redentor a história do homem atingiu, no desígnio de amor de Deus, o seu vértice. Deus entrou na história da humanidade e, enquanto homem, tornou-se sujeito à ela, um dos milhares de milhões e, ao mesmo tempo, Único!


Nenhum comentário:

Postar um comentário