sábado, 11 de julho de 2015

Aula 8 - O Mundo em Crise (Resumo).doc

Crisma da Paróquia de Nossa Senhora da Guia


Lembre-se
O MUNDO EM CRISE


·  Não há caminho para a paz. A paz é o caminho.


·  A experiência demonstra que toda atitude de desprezo pelo ambiente provoca danos à convivência humana e vice-versa. Surge, assim, com mais evidência, um nexo incindível entre a paz com a Criação e a paz entre os seres humanos.


·  Não pensem que Deus ajuda a miséria. Deus não aprova as injustiças. As injustiças são um problema nosso.


· Amai os pobres e não lhes vireis as costas, pois, quando virais as costas aos pobres, virais as costas a Cristo. Ele próprio se fez faminto, nu, sem abrigo, para que tivéssemos a possibilidade de O amar.


«Ninguém deve pensar, como Caim, que não é responsável pela sorte do seu irmão».

O ódio, o egoísmo, as brigas entre amigos, os rancores, as traições, a desconfiança, as guerras e violências, a mentira, a solidão, a superficialidade, os problemas familiares e tantas outras manifestações da crise do mundo são realidades que deixam marca em nós.



É constrangedor ver uma globalização que dificulta cada vez mais as condições de vida dos pobres, que em nada contribui para resolver a fome, a pobreza e o desequilíbrio social, e que espezinha o ambiente. Estes aspectos da globalização podem levar a contraditórias reações extremas, como o nacionalismo, o fanatismo religioso e até o terrorismo.



O relativismo é a negação da existência da verdade. É a aceitação da diversidade de “verdades”, mesmo que sejam contraditórias entre si. A verdade não estaria definida pela realidade, mas pelo sujeito – a pessoa – que define a verdade a partir de sua subjetividade. Assim a pessoa acredita-se a medida das coisas. A máxima do relativismo é: “a verdade é relativa”. E atualmente isto impacta principalmente o campo da moral.



Ninguém pode ser (totalmente) julgado por algo que fez sob pressão, medo, desconhecimento, influência de drogas ou poder de maus hábitos. O ser humano é responsável por tudo o que faz consciente e de livre vontade. Quando mais uma pessoa conhece o bem e atua no bem, tanto mais se afasta da escravidão do pecado. Deus deseja todas as pessoas livres, que possam assumir a responsabilidade por si mesmas, pelo meio e por todo o planeta. Também, ao que não é livre, se dedica o amor misericordioso de Deus, que lhe oferece a cada dia a oportunidade de se deixar libertar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário