sábado, 11 de julho de 2015

Aula 12- O encontro pessoal com jesus (Resumo)

Crisma da Paróquia de Nossa Senhora da Guia

O ENCONTRO PESSOAL COM JESUS
Vamos agora conhecer Jesus de forma particular, ele é uma pessoa, não apenas uma idéia ou uma lenda. Relacionamo-nos com ele da mesma forma que nos relacionamos com nossos amigos, pais, namorados(as) e etc.
Cristo não é distante “Ele lá” e “nós aqui”, viveu como nós e experimentou sensações humanas. E também ele é capaz de ajudar-nos a nos conhecermos bem a sem dúvida a ajudar-nos a saber quem devemos ser.
Mas como saber um pouco mais que é Cristo???
Nada melhor do que ouvir das pessoas que conviveram com ele durante sua vida, que foram seus amigos mais próximos, os apóstolos. Vamos a partir de agora conhecer melhor um destes amigos de Jesus, que viveu muito próximo de Cristo: Pedro
Pedro foi o primeiro Papa aquele a quem Cristo escolheu para serseu representante na terra, e ao longo destes 2000 anos o Papa é o representante de Cristo na terra. Poderíamos imaginar que Deus escolheu o mais inteligente, o mais conciliador, o mais valente. No entanto os evangelhos nos apresentam um Pedro que não tinha todas estas características.
Pedro era um humilde pescador da Galileia
Lc 5, 1-11; A pesca milagrosa: No mar da Galileia Jesus cercado por uma multidão, subiu no Barco de Pedro, que passara a noite toda pescando mas nada tinha apanhado, para poder falar melhor a multidão, ao final pediu que Pedro afasta-se mais da margem e disse-lhes para jogar as redes...Jesus sabia o que estava fazendo sabia das capacidades de Pedro
Jesus era o melhor amigo de Pedro, tanto que Pedro o seguiu por toda a sua vida.
Ao longo da vida de Pedro aparecem várias ocasiões em que Pedro demonstra suas fraquezas.
Caminhando sobre as águas: Mt 14, 22-31;
Pedro dorme num momento de grande angustia de Cristo: Mt 26, 36-41;
Negação de Pedro: Lc 22, 55-62
Mas também podemos ver:
Não quereis vos partir também: Jo 6, 66-69;
A aparição a no lago Tiberiades: Jo 21, 1-17;
Assim como o encontro com Cristo muda a vida de Pedro. O nosso encontro pessoal com Ele deve mudar nossas vidas. Devemos buscar uma amizade com o Senhor Jesus que nos leve a nos conformar com Ele, significa ter os mesmos sentimentos, pensamentos e ações de Cristo.
É necessário conhecer o Senhor Jesus, tê-lo como um amigo com quem compartilhar nossos problemas, nossos sonhos, nossos anseios. Tê-lo como um amigo que nos aconselha e nos acompanha.
Dentre alguns aspectos do Senhor Jesus podemos destacar:
- Físico: Forte (podia andar por quilômetros);
- Personalidade: Atrativa, mansa, inspirava confiança, radical e enérgico
- Qualidades:  Foi sinal de contradição, não se omitia, era bondoso, generoso, amigo, coerente (vivia e ensinava o amor),
- Inteligente: Ensinava desde os doutores da lei quanto aos mais simples
Mas não adianta que eu apenas fale quem Ele é, é importante termos um encontro real com Ele. Nas sagradas escrituras podemos acompanhar diversos encontros que Cristo teve com diversas pessoas. Vamos destacar duas em especial, lembrando que as pessoas que se encontraram com Cristo não permanecem indiferentes nunca:
Encontro de Cristo com o Jovem Rico: Mc 10, 17-22
Encontro de Cristo com a Samaritana: Jo 4, 5 -34
Mas como conhecer melhor o Senhor Jesus, como entrar em sua intimidade?
O chamado dos primeiros discípulos fala bem disso: (Jo1, 35-39) Sem dúvida a melhor maneira de conhecer o Senhor Jesus e conviver com ele no dia-a-dia, mas como? Procurando viver:
- A oração
- Leitura da Sagrada Escritura

Para encerrar gostaria de ler as palavras da homilia de posse do Papa bento XVI em Abril de 2005
“Se deixarmos Cristo entrar totalmente em nossas vidas, se nos abrirmos totalmente para ele, não teremos medo de que Ele tire algo de nós? Não estaremos talvez temerosos de abandonar algo significativo, algo único, algo que faz a vida tão bela? Não nos arriscamos a acabar diminuídos, ou privados de nossa liberdade? E mais uma vez o papa disse: Não! Se deixarmos Cristo entrar em nossas vidas, não perdemos nada, nada, absolutamente nada do que faz a vida livre, bela e grande. Não! Apenas nessa amizade as portas da vida são bem abertas. Apenas nessa amizade é o grande potencial da existência humana realmente revelado. Apenas nessa amizade experimentamos beleza e libertação. E assim, hoje, com grande força e grande convicção, com base em uma longa experiência pessoal de vida, digo-vos, queridos jovens: Não tenhais medo de Cristo! Ele não leva nada embora, e dá a vós tudo. Quando nos damos a ele, recebemos cem vezes de volta. Sim, abri, abri bem as portas para Cristo – e encontrareis verdadeira vida. Amém.”




Trabalho Bíblico trabalhado em Sala

A MULHER SAMARITANA


1.       Leia o seguinte trecho, tirado do Evangelho de São João, capítulo 4, versículos 5 ao 34 (Jo 4, 5 -34):

Chegou, então, a uma cidade da Samaria, chamada Sicar, perto da região que Jacó tinha dado a seu filho José. Ali se achava a fonte de Jacó. Fatigado da caminhada, Jesus sentou-se junto à fonte. Era por volta da hora sexta.
Uma mulher da Samaria chegou para tirar água. Jesus lhe disse: «Dá-me de beber»”. Seus discípulos tinham ido à cidade comprar alimento. Diz-lhe então a samaritana: «Como sendo judeu, tu me pedes de beber, a mim que sou samaritana?» (Os judeus, com efeito, não se dão com os samaritanos.) Jesus lhe respondeu:
«Se conhecesses o dom de Deus e quem é que te diz  “Dá-me de beber”, tu é que lhe pedirias e ele te daria água viva!»
Ela lhe disse: «Senhor, nem sequer tens uma vasilha e o poço é profundo; de onde, pois, tiras essa água viva? És, porventura, maior que o nosso pai Jacó, que nos deu este poço, do qual ele mesmo bebeu, assim como seus filhos e seus animais?» Jesus lhe respondeu:
«Aquele que bebe desta água terá sede novamente; mas quem beber da água que eu lhe darei, nunca mais terá sede. Pois a água que eu lhe der tornar-se-á nele uma fonte de água viva jorrando para a vida eterna».
Disse-lhe a mulher: «Senhor, dá-me dessa água, para que eu não tenha mais sede, nem tenha de vir mais aqui para tirá-la!» Jesus disse: «Vai, chama teu marido e volta aqui». A mulher lhe respondeu: «não tenho marido». Jesus lhe disse: «Falaste bem: “não tenho marido”, pois tiveste cinco maridos e o que agora tens não é teu marido; nisso falaste a verdade». Disse-lhe a mulher: «Senhor, vejo que és um profeta... Nossos pais adoraram sobre esta montanha, mas vós dizeis: é em Jerusalém que está o lugar onde é preciso adorar». Jesus lhe disse:
«Crê, mulher, vem a hora em que nem sobre esta montanha nem em Jerusalém adorareis o Pai. Vós adorais o que não conheceis; nós adoramos o que conhecemos, porque a salvação vem dos judeus. Mas vem a hora —e é agora— em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e verdade, pois tais são os adoradores que o Pai procura. Deus é espírito e aqueles que o adoram devem adorá-lo em espírito e verdade»
A mulher lhe disse: «Sei que vem um Messias (que se chama Cristo). Quando ele vier, nos anunciará tudo». Disse-lhe Jesus: «Sou eu, que falo contigo»......
A mulher, então, deixou o seu cântaro e correu à cidade, dizendo a todos: «Vinde ver um homem que me disse tudo o que fiz. Não seria ele o Cristo?»

2. Leia o texto e responda o questionário:
- De fato estamos diante de uma mulher muito especial.  Na passagem que acabamos de ler, vemos que a mulher diz ao Senhor: "Senhor, dá-me sempre desta água, para que eu não tenha mais sede, nem tenha que vir aqui e tirá-la!" Mais tarde, continuando a conversa, ela diz: "Senhor, vejo que tu és um profeta... sei também que vem um messias (que se chama Cristo). Quando ele vier, nos anunciará tudo” Disse-lhe, então, Jesus: "SOU EU, QUE FALO CONTIGO".  Naquele instante a mulher deixou seu cántaro e correu para a cidade, dizendo a
todos: "Vinde ver o homem que me disse tudo o que fiz.  Nâo seria ele o Cristo

- Que muiher tão especial, que reúne em si detalhes tão importantes para nós, uma mulher que TEM SEDE (e não só sede de água mesmo, mas sede de infinito, sede de felicidade total), que busca saciar essa sede e que por isso, vai a um poço buscar água para ver se "mata" essa sede que tem, mas, busca uma água que é PASSAGEIRA, superficial, que não termina definitivamente por saciá-la, que não acaba com sua sede por inteiro; até que se encontra com o Senhor Jesus, que novamente toma a iniciativa do diálogo e do encontro. O Senhor Jesus lhe oferece uma fonte de água viva, que jorra PARA SEMPRE; Ela desconfla e pergunta: mas nem tens uma vasilha ... o poço é profundo ...

- É assim que vai acontecendo em nossas vidas, Vou conhecendo o Senhor Jesus progressivamente, vou dialogando com ele, até que vou descobrindo quem Ele é, e que Ele vai penetrando em minha vida, em minha realidade mais íntima, Ele sabe tudo sobre a minha vida o tom a resposta para ela; quando a samaritana escuta que Jesus fala que ela teve 5 maridos, a sua aproximação a ele muda: "vejo que és um profeta!. . .", e o Senhor vai penetrando no nosso interior, nada do que nós fazemos ou deixamos de fazer permanece oculto a Ele, e, conhecendonos, nos chama à VERDADEIRA FELICIDADE.

- Quantas vezes você já buscou as respostas para a sua vida, a felicidade em algo que não pode sacia-la totalmente?  Quantas vezes você teve sede de ser feliz (e ainda a tem) e buscou saciá-la no mundo, na ilusão do ter, do poder e do possuir prazer?  Você não experimenta um vazio de buscar, buscar e nunca se saciar?  Será que "nos poços fundos" que buscamos a nossa felicidade não está o Senhor Jesus, aí, também sentado, querendo dialogar conosco vendo tudo e tudo conhecendo sobre nós?

- Qual é a felicidade que o Senhor Jesus vem hoje oferecer a você? Vale a pena ficar se contentando em beber um copinho d’água, quando o Senhor Jesus oferece uma fonte de água viva que jorra para sempore, para toda a eternidade? Onde você põe a sua felicidade? Não será que você a procura no lugar errado? ( reflita )

3.       Responda o questionário:
1.      O que faz a mulher samaritana mudar de atitude frente a Jesus, no meio da conversa? ( Lembre-se que no começo ela O havia estranhado, mas no fim, descobre-se como um profeta )



2.      Depois que o Senhor Jesus falou sobre a vida daquela Samaritana, qual foi a sua atitude?



3.      Que tipo de felicidade o Senhor jesus oferecia à Samaritana?


4.      Que relação ou semelhança há entre voce  e a samaritana, neste encontro com Jesus?













O JOVEM RICO


1.       Leia o seguinte trecho, tirado do Evangelho de São Marcos, capítulo 10, versículos 17 ao 22 (Mc 10, 17-22):

Ao retomar o seu caminho, alguém correu e ajoelhou-se diante dele, perguntando: “Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna? Jesus respondeu: “Por que me chamas bom? Ninguém é bom senão só Deus. Tu conheces os mandamentos: Não mates, não cometas adultério, não roubes, não levantes falso testemunho, não desfraudes ninguém, honra teu pai e tua mãe”. Então ele replicou: “Mestre, tudo isso eu tenho guardado desde a minha juventude”. Fitando-o, Jesus o amou e disse: “Uma só coisa te falta: vai, vende o que tens, dá aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me”. Ele, porém, contristado com essa palavra, saiu pesaroso, pois era possuidor de muitos bens. (Mc 10,17-22)

2. Reflita o texto a seguir:
- Um jovem rico se aproximou de Jesus, nos conta o evangelho de São Marcos.  Mas não se aproximou de uma maneira qualquer, e sim, correu e se AJOELHOU diante dele e lhe perguntou: Bom mestre, que devo fazer para obter a vida eterna?

- Como devia ser Jesus para que um jovem corresse até ele e se ajoelhasse?!  Diante de quantas pessoas vocês se ajoelhariam?  E não só isso, diante de quantas e que pessoas, de joelhos, perguntariam sobre a Vida Eterna?  A figura de Jesus é tão impressionante que nos convida ao encontro, ao diálogo sobre nós mesmos, sobre nossa felicidade, sobre nosso horizonte de vida.

- O Jovem rico o chama de Bom Mestre.  Que coisa tão especial percebia ele em Jesus?  Mas o Senhor lhe responde: Vai e cumpre com os mandamentos!... mas isso não é suficiente para aquele jovem que busca mais é tem uma SEDE DE INFINITO: "Mestre, tudo isso o tenho já guardado”.  Jesus, então, percebe sua sede de grandeza, de infinito, de algo grande e olhando nos seus olhos o amou; sim, olhando nos seus olhos o amou, nos diz o Evangelho.  Vendo, então, como eram suas virtudes, suas qualidades, seus defeitos, como aquele jovem realmente buscava um sentido autêntico para sua vida, Jesus o olhava, olhava o seu interior mais profundo; assim, olhando em seus olhos o amou e disse-lhe: “Uma coisa só te falta: Vai, vende tudo o que tens, dá aos pobres e terás um tesouro no céu.  Depois vem e segue-me" ...

... a cena deve ter sido tão impressionante para que São Marcos, anos depois, na hora de contar a história ainda se lembrasse desse detalhe Que faria cada um de nós ante essa experiência de verdadeira amizade e amor?  Ante o convite do Senhor... convite que ele faz até agora?
Mas o final do jovem rico, não é um final feliz.  "Triste ele foi embora, porque tinha muitos bens", viu a felicidade na sua frente, escutou a resposta à pergunta mais importante da sua vida, mas foi embora.

QUE TRISTE E QUE MEDIOCRE!  E QUE NÃO BASTA BUSCAR COMO O JOVEM RICO, NÃO BASTA TER PERGUNTAS OU COMENTÁRIOS PARA FAZER A JESUS, TEMOS QUE OPTAR EM NOSSAS VIDAS POR REALMENTE QUERER SEGUI-LO OU NÃO, SE QUEREMOS ASSUMIR A RESPONSABILIDADE DE SER CRISTÃO OU NÃO ...

A conseqüência nós já sabemos.  Dependendo de nossa resposta, hoje, tempo em que estamos fazendo a Crisma, procurando conhecer esse Jesus que sai ao nosso encontro, é que teremos a nossa felicidade.  Se optamos por dizer sim ao Senhor, sabemos a conseqüência (a felicidade eterna) se dizermos não á Cristo, também sabemos qual será a conseqüência (a frustração em nossa vida).
Será que o Senhor Jesus não fala a mesma coisa para você?  Será que este Cristo, que por nós morreu e que nos ama de verdade, não te chama a acompanhá-lo, a ser seu(a) seguidor(a)?  Será que você nao tem os mesmos questionamentos deste jovem? (reflita)

3.       Responda o questionário:
1.      O que buscava esse Jovem?



2.      O que o Senhor Jesus ofereceu a esse jovem que o buscava?



3.      Que conseqüências teve na vida deste Jovem a sua opção de não seguir o Senhor?



4.      Como é normalmente sua atitude, em sua vida diária, frente ao convite do Senhor Jesus para acompanhá-lo e ser autêntico cristão?  Você se considera um autêntico cristão?



5.      Que coisas concretas, que meios, o que você pode fazer para ser um autêntico cristão?



“Somente o Senhor Jesus revela a nos
quem somos
e qual é o destino de nossas vidas, nele se
encontra a nossa felicidade plena "





Passagens também distribuídas em sala

“Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida” João 14, 6

“Bem-aventurados os puros de coração porque verão a Deus.” Mt 5, 8
“Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus.” Mt 5, 9
“Aquele que não toma sua cruz e me segue não é digno de mim” Mt 10, 38
“Eu sou o bom pastor: O bom pastor dá a vida pelas suas ovelhas” Jo 10, 11
“No mundo terei tribulações, mas tende coragem: eu venci o mundo” Jo16, 33b
“Esse é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros assim como eu vos amei” Jo 15, 12
“Nem todo aquele que diz: ‘Senhor, Senhor’ entrará no reino dos céus, mas sim aquele que pratica a vontade de meu Pai que está nos céus” Mt 7, 21
“Eu sou  a luz do mundo. Quem me segue não andará nas trevas, mas terá a luz da vida” Jo 8, 12
“Em verdade, em verdade, vos digo: quem comete o pecado é escravo” Jo 8, 34
“Se alguém me ama guardará minha palavra” Jo 14, 23a
“Meu alimento é fazer a vontade daquele que me enviou” Jo 4, 34
“E eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos!” Mt 28, 20
“Ide por todo o mundo, proclamai o Evangelho a toda criatura” Mc 16, 15
“Se me amais, observareis meus mandamentos” Jo 14, 15
“Se me pedires algo em meu nome, eu o farei” Jo 14, 14
“Quem tem  meus mandamentos e  os observa é que me ama” Jo14, 21a
“Eu sou a videira e vós os ramos. Aquele que permanece em mim e eu nele produz muito fruto; porque sem mim, nada podeis fazer” Jo 15, 5
“Assim como meu pai me amou também eu vos amei” Jo 15, 9a
“Amai-vos uns aos outros” Jo 15, 17
“Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida por seus amigos. Vois sois meus amigos se praticais o que eu vos mando” Jo 15, 13-14
“Aquele que acha a sua vida, vai perdê-la, mas quem perde a sua vida por causa de mim, vai achá-la” Mt 10, 39
“Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus” Mt 4, 17
“Vinde em meu seguimento e eu vos farei pescadores de homens” Mc 1, 17
“Não temas; crê somente” Mc 5, 36
“Entrai pela porta estreita, porque largo e espaçoso é o caminho que nos conduz a perdição” Mt 7, 13
“Uma árvore boa não produz frutos ruins, nem uma árvore má dar bons frutos” Mt 7, 19
“Vigiai e orai para não cair em tentação” Mc 14, 38a
“Não julgueis, para não serdes julgados; não condeneis para não serdes condenados; perdoai, e vos será perdoado” Lc 6, 37


Nenhum comentário:

Postar um comentário