sábado, 11 de julho de 2015

Aula 13- A vida no espirito (Resumo)

Crisma da Paróquia de Nossa Senhora da Guia


Lembre-se
A VIDA NO ESPÍRITO

·  “Tenho ainda muitas coisas para vos dizer, mas não as podeis compreender agora. Quando vier o Espírito da Verdade, Ele vos guiará para a verdade plena”.


· Nossa capacidade de compreensão é limitada. Por isso, a missão do Espírito é introduzir a Igreja de maneira sempre nova, de geração em geração, na grandeza do mistério de Cristo.


·  Os setes dons do Espírito dota os cristãos, concedendo-lhes determinadas forças para além de suas aptidões naturais e dando-lhes a oportunidade de se tornarem instrumentos especiais de Deus no mundo.


· Frutos do Espírito: caridade, alegria, paz, paciência, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, temperança.

« Vem, Espirito Santo! »
Através da Revelação podemos deduzir algumas funções da missão do Espírito Santo:

- O Espírito Santo vive em nós: somos templos do espírito Santo, de maneira que Ele está sempre em nosso interior inspirando-nos e guiando-nos.
- O Espírito Santo nos une ao Senhor Jesus. Quando estamos em graça e o Espírito Santo está conosco, somos de Cristo, nos unimos a Ele.  
- O Espírito Santo nos faz filhos de Deus. Dado que nos une a Deus o Espírito Santo nos faz filhos adotivos de Deus em Cristo. Quando Ele vive em nós, todos participamos de um mesmo Espírito e somos todos irmãos de Cristo e Filhos de Deus Pai.
- O Espírito Santo nos guia à Verdade: O Espírito Santo nos ensina e explica as palavras do Senhor e nos permite compreender sua mensagem.
- O Espírito Santo nos santifica: Nos ajuda a ter as disposições interiores adequadas em todo o momento e nos dá dons para que possamos ser melhores.
- O Espírito Santo nos comunica com Deus: nos ajuda a rezar adequadamente e intercede por nós ante ao Pai.

Os dons do Espírito Santo são sete:

a) Entendimento:  Ilumina nossa inteligência para captar as verdades reveladas por Deus.
b) Ciência: Ilumina nossa inteligência para julgar retamente a realidade das coisas criadas de acordo com o Plano de Deus.
c) Temor de Deus: É o profundo respeito e reverência que temos frente a  Deus que nos leva a amar e cumprir seu Plano, afastando-nos do pecado.
d) Sabedoria: Nos faz fixar nosso olhar no fim para que fomos criados e conforme a ele, julgar as coisas do mundo e familiarizar-nos  com as do Senhor.
e) Conselho: Nos ajuda a entender com prontidão o que se deve fazer em circunstâncias concretas, sobre tudo nas mais difíceis de discernir.
f) Fortaleza: Nos dá força e energia para poder lutar o “ combate da fé “, combatendo contra as tentações e as inclinações que nos conduzem ao pecado e vivendo na graça de Deus.
g) Piedade: Enriquece o nosso amor a Deus como de um filho a um pai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário