sábado, 11 de julho de 2015

Aula 4 - A Fé (Resumo)

Crisma da Paróquia de Nossa Senhora da Guia


Lembre-se
A FÉ


·  A Fé é incompleta enquanto não se tornar operante no amor.



· Crer é essencialmente o acolhimento de uma Verdade que nossa razão não consegue atingir, um acolhimento simples e incondicional, como se se tratasse de uma prova.



·  Crer num Deus significa compreender que não bastam os fatos do mundo. Crer em Deus significa que a vida tem um sentido.



· Entre Deus e ciência natural não encontramos qualquer contradição. Eles não se excluem, eles completam-se e implicam mutuamente.


«A fé e a razão constituem como que duas asas pelas quais o espírito humano se eleva para a contemplação da Verdade».

Foi Deus quem colocou no coração do homem o desejo de conhecer a Verdade e, em última análise, de O conhecer a Ele, para que, conhecendo-O e amando-O, possa chegar também à verdade plena sobre si próprio.


Muitos afirmam que crer é demasiado pouco; eles querem é saber. A palavra “crer” tem, no entanto, dois sentidos. Se um pára-quedista, no aeroporto, perguntar ao empregado: “O pára-quedas está corretamente instalado?”, e este casualmente responder: “Hum, creio que sim...”, isso então não lhe bastará; ele quer mesmo saber. Se, todavia, ele tiver pedido a um amigo experiente para instalar o pára-quedas, e este lhe responder à mesma pergunta: “Sim, eu pessoalmente encarreguei-me disso. Pode confiar em mim!”. O pára-quedista, então, lhe responderá: “Está bem, acredito em ti!” Esta fé no amigo é muito mais que “conhecimento”, ela significa “certeza”.


Há muitos testemunhos de obediência da Fé, mas particularmente dois são importantes: Abraão, que, colocado à prova, «teve fé em Deus » e obedeceu sempre ao seu chamamento, tornando-se por isso «pai de todos os crentes»; e a Virgem Maria, que realizou de modo mais perfeito, durante toda a sua vida, a obediência da fé: «Faça-se em mim segundo a tua palavra».



Quem deseja crer precisa de um coração que escuta. Deus procura o contato conosco de múltiplas formas. Em cada encontro humano, em cada experiência da natureza que nos toca, em cada aparente acaso, em cada desafio, em cada sofrimento... Deus deixa-nos uma mensagem escondida. Ele fala-nos ainda mais claramente quando se dirige a nós pela sua Palavra ou pela voz da consciência. Ele trata-nos como amigos. Por isso, também nós, como amigos, devemos corresponder-lhe, crendo e confiando totalmente nEle, aprendendo a conhecê-lo cada vez melhor e a aceitar sem reservas a sua Vontade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário